Este post foi originalmente publicado em http://officevbavsto.blogspot.com/2011/01/melhores-praticas-para-uma-procv.html

Hoje, eu escrevo sobre as melhores práticas para se usar a função PROCV do Microsoft Excel.

O que é PROCV?

Função do Excel utilizada para fazer busca de valores em uma lista (ou matriz) e retornar os dados de determinada coluna desta lista.

Sua estrutura é: =PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice; [procurar_intervalo]).

  • valor_procurado: como o próprio nome já diz, o que eu estou procurando em minha lista. Exemplos de valores que podem ser procurados: =PROCV("batata-frita"..., =PROCV(A2...; =PROCV(meu_valor_nomeado... .
  • matriz_tabela: é um intervalo de células nomeado ou não onde você buscará seus valores. É importante mencionar que a primeira coluna de sua matriz_tabela deve conter o valor que você está procurando, senão não vai funcionar a PROCV.

Exemplo de matriz_tabela:

Aplicações práticas:

=PROCV("Banana"; A1:C5...
=PROCV("Banana"; lista_produtos...
  • núm_índice: é o número da coluna da matriz_tabela que você quer que seja retornada caso o valor_procurado seja encontrado. Se sua matriz_tabela possui uma coluna, então o valor é 1.

Exemplos: Baseando-se na imagem acima, se eu quiser retornar o valor da primeira coluna (Produto) então minha fórmula será: =PROCV("Banana"; lista_produtos; 1). Se eu quiser o valor da segunda coluna então minha fórmula será : =PROCV("Banana"; lista_produtos; 2).

  • [procurar_intervalo]: é um argumento opcional (quando algum argumento está entre colchetes [ ] significa que ele é opcional e você não precisa preenchê-lo na fórmula) que significa se você quer que a fórmula procure EXATAMENTE o valor_procurado ou se a fórmula pode procurar algum valor APROXIMADO caso não encontre o exato. Os possíveis valores para este argumento são: 0 ou FALSO e 1 ou VERDADEIRO.

No exemplo da imagem acima, temos uma matriz_tabela com código de produto, valor e quantidade.

Estamos utilizando a fórmula =PROCV(7;lista_produtos;2;0). Note que o valor_procurado é 7 e este não existe na matriz_tabela.

A fórmula não encontrou o valor 7, então retorna o erro #N/D informando que não foi encontrado nenhum valor.

Agora, veja a imagem abaixo, onde mudamos o argumento [procurar_intervalo] para 1, indicando que ele pode trazer uma correspondência aproximada.

O valor retornado foi 175 que corresponde ao código 6 da matriz_tabela. Como 6 é o valor mais próximo do valor_procurado 7 e estamos dizendo na fórmula para retornar a coluna 2, o valor retornado foi 175.

Para se criar um intervalo nomeado (o lista_produtos do nosso caso) siga o procedimento abaixo:

  • Excel 2007 e 2010: clique na Aba Fórmulas > Definir Nomes >Digite o nome no campo Nome > clique em OK.
  • Excel 2003 e versões anteriores: Inserir > Nome > Definir > digite o nome no campo Nomes na pasta de trabalho > clique em OK.

Créditos

Photo by cottonbro from Pexels