Este post foi originalmente publicado em https://officevbavsto.blogspot.com/2011/08/criando-um-banco-de-dados-parte-1.html.

Hoje, irei ensinar a criar tabelas no Microsoft Access através de via script de comando SQL.

Há situações em que não temos acesso direto ao arquivo do banco de dados do Microsoft Access. Por isso criaremos um script que, quando executado, criará tabelas.

Antes de tudo, é ideal sabermos os tipos de dados suportados pelo Access. No link Tipos de Dados, está disponível a lista dos principais tipos de dados usados no Microsoft Access.

A instrução “CREATE TABLE” deve ser utilizada para criar tabelas dentro de um banco de dados existente. A sintaxe simplificada para uso dessa instrução é a seguinte:

CREATE TABLE nome_tabela (nome_campo1 tipo [(tamanho)] [NOT NULL], nome_campo2 tipo [NOT NULL])

A instrução CREATE TABLE possui as seguintes partes:

  • nome_tabela: O nome da tabela a ser criada;
  • nome_campo1/2: O nome do campo a ser criado na tabela, é necessário criar pelo menos um campo ;
  • tipo: O tipo de dados de campo na nova tabela;
  • [(tamanho)]: O tamanho do campo em caracteres (somente campos Texto e Binário).

Como exemplo, vamos criar uma tabela para armazenar o código “DDD” e a sigla do Estado.

  1. Vá em consulta e escolha “Criar nova consulta”, pode ser no modo Design mesmo;
  2. Mude a consulta para modo “SQL”;
  3. Vamos escrever o código que irá criar a tabela;
  4. Digite o código abaixo:
CREATE TABLE tblEstadosDDD(CodDDD INTEGER,NomeEstado TEXT(15));

5. Clique em executar.

Agora em tabelas, veja a tabela que acabamos de criar. É bem simples, mas já da pra ter uma noção do que é possível usando código ao invés do modo design que o Microsoft Access disponibiliza.

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