Quando se trabalha com documentação de sistemas, sejam eles manuais, relatórios, ou até mesmo uma página em um blog, pode ser frustrante escrever o código fonte com a formatação que corresponda a sintaxe da linguagem de programação que você está trabalhando.

Nesse artigo, eu escrevo sobre um truque que utilizo há anos para facilitar o processo de copiar e colar código fonte formatado. Nós usaremos Notepad++ e o Plugin NppExport.

O que é o Notepad++?

O Notepad ++ é um editor de código-fonte gratuito e um substituto do Notepad (Windows) que suporta vários idiomas. O Notepad ++ é escrito em C ++ e usa Win32 API e STL puras, o que garante maior velocidade de execução e menor tamanho do programa.

Notepad++

Você pode baixar e instalar o Notepad++ através do link https://notepad-plus-plus.org/downloads/.

O Notepad ++ oferece suporte a sintaxe de linguagem de programação, auto-identação e auto-completar para quase 80 linguagens de programação. Veja a lista completa em https://npp-user-manual.org/docs/programing-languages/.

O Notepad ++ é extensível através de plug-ins, que são pequenos acréscimos para aprimorar sua funcionalidade. Ele vem com alguns plug-ins por padrão, mas você pode instalar plugins adicionais. A lista oficial de plugins pode ser encontrada no link https://github.com/notepad-plus-plus/nppPluginList/blob/master/doc/plugin_list_x64.md.

Um dos plugins instalados, e que utilizaremos, chama-se NppExport. Esse plugin permite exportar um texto selecionado - ou um arquivo inteiro - para a área de transferência em formato RTF e HTML.

Google Docs e Microsoft Word Online

No Notepad++, copie e cole em um novo arquivo o código que você deseja formatar. Em seguida selecione a linguagem de programação no menu Language.

No exemplo abaixo, nós temos um código XML:

Selecionando a linguagem XML no Notepad++
Código XML formatado

Agora, clique em Plugin > NppExport > Copy HTML to clipboard. O código fonte com a sua formatação será copiado para a área de transferência.

Finalmente, em um documento do Google Docs ou do Microsoft Word online, cole o texto formatado (CTRL + V).

Microsoft Word online
Google Docs

Microsoft Word e outros editores de texto

Repita o mesmo procedimento descrito anteriormente, mas ao invés de clicar em Copy HTML to clipboard, clique em Copy RTF to clipboard.

O Notepad++ é um editor de texto muito poderoso e extensível. Ele oferece muitos outros recursos e eu o aconselho a aprender sobre eles e usá-los no seu dia-a-dia.

Créditos

Photo by Luca Sammarco from Pexels